Passeio no Circuito Italiano de Colombo

Quer fazer um passeio de um dia diferente e próximo a Curitiba? Hoje mostraremos uma das diversas opções que se enquadram nessa descrição: o Turismo Rural pelo Circuito Italiano de Colombo.

Colombo é um município que recebeu imigrantes de várias etnias: portugueses, poloneses, ingleses, italianos, etc, sendo que os italianos começaram a chegar em 1878, e deixaram muitas marcas na cultura e comportamento dos moradores de Colombo. Reflexo dessas marcas são as atrações turísticas do Circuito Italiano de Colombo.

Não tínhamos pesquisado sobre os locais, e resolvemos ir de última hora, pegando algumas referências na internet, mas sem muitas informações sobre os lugares. Por isso, não conseguimos visitar vários pontos devido ao horário e época da visita, mas mostraremos a seguir todas nossas paradas nesse circuito rico em cultura, gastronomia e boas histórias.

Mapa com as opções do Circuito Italiano

Gruta do Bacaetava

O Parque Municipal Gruta do Bacaetava foi criado em 17 de Setembro de 1999, e seu nome tem origem indígena, onde oca = casa, ita = pedra e ba = furada, significando “casa da pedra furada”. Tratam-se de cavernas com estalactites e estalagmites ainda em formação, e cenário desenhado junto ao Rio Bacaetava.

A gruta fica a 23 km do Terminal do Santa Cândida e a 32 km do centro de Curitiba. Chegando no parque, o turista é orientado a fazer um simples cadastro e depois é encaminhado para uma sala onde é apresentado um vídeo de 7 minutos contando sobre a história do parque e formação da gruta, que tem aproximadamente 600 milhões de anos.

Depois do vídeo, é iniciada uma visita guiada que tem duração de 30 minutos. O guia disponibiliza lanterna para os visitantes, que começam o passeio em uma trilha arborizada de 150 metros até a entrada da gruta. Já na caverna, são 200 metros de trilha, onde quase toda a sua extensão é feita em passarelas de madeira, e em algumas pequenas partes os visitantes têm que caminhar sobre as rochas.

O guia conta sobre a história da gruta, e inclusive menciona que ela já serviu de esconderijo para civis que não queriam se alistar durante a segunda guerra mundial, quando o Brasil declarou guerra à Itália.

Não há estacionamento no local, mas em frente ao parque existe um espaço (na rua) para deixar o carro durante o passeio. A infraestrutura do parque é boa, e o passeio é gratuito.


Rodovia Antônio Gasparin s/nº – Colombo – PR
Fone: (41) 3656- 5669
Horário de funcionamento:
Quarta a Domingo: 8h30 às 11h30 e 13h às 16h00

Entrada da Gruta. Local onde fazemos o cadastro e assistimos ao vídeo inicial

Entrada do Parque

Colhe e Pague Gasparin

Estava no nosso roteiro a visita ao Colhe e Pague Gasparin, que fica junto com o Pesque e Pague de mesmo nome. Gostamos muito da ideia de colher os alimentos orgânicos direto do campo e levar fresquinho para ser preparado em casa, por isso, fazíamos tanta questão de conhecer a chácara Gasparin.

Chegamos lá e o local estava cheio de carros de pessoas que foram até lá para usar a cancha de futebol que faz parte da infraestrutura da chácara, no entanto, não havia nenhum responsável pelo colhe e pague que, aparentemente, estava fechado.

Procuramos por alguém que pudesse nos orientar, mas infelizmente não encontramos ninguém e tivemos que partir para o próximo lugar do roteiro. Então, antes de você ir até lá, recomendamos que entre em contato para se certificar que o local estará aberto e em funcionamento. A Chácara Gasparin fica há 2,5 km da Gruta do Bacaetava.

UPDATE: Tivemos outra oportunidade de voltar ao Circuito Italiano, e decidimos tentar mais uma vez a visita ao Colhe e Pague. Conseguimos! Fomos num domingo e eles estavam abertos. Na realidade, o colhe e pague fica na parte de trás da propriedade, um pouco escondido. Logo que você entra, eles tem um campo de futebol (as duas vezes que fomos estava beeem cheio de homens jogando e esperando) e um restaurante. Para chegar até o Colhe e Paga, você deve passar por dentro do restaurante, até a parte de trás onde tem as plantações.

O local quase não tem infraestrutura, é um cantinho bem simples, onde um senhorzinho fica vendendo legumes que foram colhidos recentemente, ou você mesmo pode ir até o campo para escolher e colher. Nós queríamos colher, então colocamos a mão na massa. A plantação não é muito grande, e tem várias partes que não estão muito bem cuidadas com bastante mato, mas ainda assim, eles tem muitas opções de folhas e legumes: alface lisa, alface americana, alface roxa, agrião, espinafre, cenoura, couve, brócolis, alho poró, beterraba, salsinha, pimentão, e alguns outros. Também há opção de comprar mexerica e ovos coloniais chocados no mesmo dia.

Os produtos são todos orgânicos e o preço é excelente, abaixo do preço do mercado.

Nós gostamos da experiência e achamos válida, ainda mais sabendo que esse é o único colhe e paga de Curitiba e região, no entanto, achamos que eles poderiam melhorar a infraestrutura e separar de alguma forma as chancas de futebol do colhe e pague.

O restaurante é bem rústico e simples, mas não tivemos a oportunidade de provar a comida. O Sr. Gasparin, dono da propriedade, falou que quem cozinha é sua esposa, que faz o prato de acordo com a vontade do cliente (não há cardápio). O preço por pessoa não passa de R$ 25,00, segundo o proprietário.

Endereço: R. Antônio Gasparin, 35 – Bacaetava, Colombo – PR

Telefone: (41) 3656-3013

Parque Municipal da Uva e Memorial do Imigrante Italiano – Casa Eugênio Mottin

Visitamos o Parque da Uva para conhecer o Memorial do Imigrante Italiano, que fica  há 9,5 km do Pesque e Pague Gasparin. Fizemos um passeio pelas trilhas do Parque da Uva, que é onde acontece a tradicional Festa da Uva em Fevereiro, até chegar no Memorial do Imigrante Italiano que, infelizmente, também estava fechado naquele horário. O horário de funcionamento do museu é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados e domingos das 13h às 17h.

O Parque da Uva oferece trilhas para caminhada, parquinho para crianças, ginásio poliesportivo, academia ao ar livre e churrasqueiras.

Endereço: R. Mal. Floriano Peixoto, 8771 – Centro, Colombo – PR, 83415-080

Telefone: (41) 3656-5669

Trilha do Parque da Uva

Memorial do Imigrante Italiano

Pasárgada Restaurante Rural & Eventos

Como já era meio-dia, resolvemos seguir para o restaurante Pasárgada, que fica há menos de 4 km do Parque da Uva. Esse restaurante foi um dos melhores restaurantes rurais que já fomos. Você consegue ver a matéria completa do restaurante, clicando aqui.

Chácara do Morango Natural

Outro ponto de Colhe e Pague que é bem conhecido na região e que não conseguimos visitar é a Chácara do Morango Natural, que fica há 2,6 km do Pasárgada Restaurante Rural & Eventos.

Chegamos na chácara de agricultura familiar e fomos atendidos por um senhor muito simpático que nos informou que o colhe e pague de morangos orgânicos funciona do final de Agosto até meados de Março, que é a época da colheita. Como nossa visita aconteceu no começo de Agosto, também não pudemos aproveitar essa parte do passeio.


Endereço: Rua José Strapasson, 560 – Santa Gema, Colombo.
Telefone: 3656-4066

Atendimento: Do final de Agosto a Março, diariamente das 9h ás 18h.

Vinícola Franco Italiano

A penúltima parada no nosso passeio foi na Vinícola Franco Italiano, há 8,2 km da Chácara do Morango Natural. A vinícola é um empreendimento familiar que teve início em 1978, com a vinda de imigrantes franceses e italianos para Colombo. Lá é possível fazer os mini-cursos, a visita guiada ou apenas conhecer a loja, restaurante e infraestrutura do local.

A opção que mais vale a pena pensando em custo-benefício são os mini-cursos. Todos os sábados, às 11h, são ministrados cursos sobre temas diversos, com degustação de vinhos e seguido de almoço no restaurante do local. O restaurante serve uma grande variedade de pratos de culinária francesa e italiana, pelo valor de R$ 69,90 já com o curso incluído. Como nós almoçamos no Pasárgada nesse dia, a visita e mini-curso ficou para outra oportunidade.

As visitas guiadas são feitas somente em momentos em que não está sendo realizados cursos ou outros eventos, e a visita à loja está disponível de segunda a sexta-feira das  08:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00, e nos finais de semana das 09h às 17h. Nós fizemos somente a visita à loja mesmo.

Na loja, eles oferecem vários tipos de vinhos de sua produção, com destaque ao Censurato Cabernet Souvignon, que já recebeu vários prêmios como: Medalha de Ouro no Concurso Internacional de Vinhos do Brasil em 2008, Medalha de Prata no Concurso Mundial de Bruxelas em 2009 e Medalha de Prata no Concurso Internacional de Vinhos do Brasil em 2010 e 2012. Nós provamos e levamos para casa o vinho Sincronia Merlot, que tem sabor delicado e, ao mesmo tempo encorpado mas leve para beber.

Além dos vinhos, eles também tem uma espécie de armazém com produtos coloniais como queijos, salames e conservas e, o que eu achei bem interessante, vendem a farinha de uva, que tem vários benefícios para saúde devido às suas propriedades antioxidantes.

Endereço: R. Rodolfo Camargo – Roça Grande, Colombo – PR, 83401-530

Telefone: (41) 3621-1211

E-mail: vinicolafrancoitaliano@yahoo.com.br
Site: www.fracoitaliano.com.br

Atendimento: De segunda a sexta-feira das  08:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00, aos finais de semana das 09h às 17h.

 

 

Entrada do Restaurante

Paladar Queijos e Vinhos

E, para finalizar o passeio, visitamos a Paladar Queijos e Vinhos, que oferece uma grande variedade de produtos artesanais como: queijos, vinhos, sucos, conservas, salames entre outros.

Além dos produtos alimentícios, a loja tem um acervo muito interessante de antiguidades a venda. São produtos como máquinas de escrever, quadros e objetos de decoração, enceradeira, utensílios de cozinha, telefones, e etc que, em sua maioria, já não funcionam, porém, para muitas pessoas, trazem uma lembrança afetiva muito grande pois eram comumente vistos na casa de nossos avós.

Endereço: Rua José Leal Fontoura, 192 – Centro
Telefone: 3656-3319
E-mail: paladarvinhosequeijos@hotmail.com

Atendimento: De segunda-feira a sábado das 8h às 20h. Domingo das 8h às 12h.

Até a próxima matéria!

Gian e Amanda.

Siga-nos no Facebook

Subtitle