Onde comer na Chapada dos Veadeiros?

Viajar pra Chapada dos Veadeiros é um privilégio! Lá encontramos paisagens de tirar o fôlego, cachoeiras incríveis e uma energia muito característica que só Veadeiros tem! Mas além de tudo isso, lá também é um lugar para se comer muito bem nos seus restaurantes deliciosos. Nesse post contaremos um pouco da nossa experiência gastronômica na Chapada dos Veadeiros.

Rancho do Waldomiro

Não podíamos começar essa lista por outro restaurante que não fosse o Rancho do Waldomiro, que é super típico e tradicional, e funciona há mais de 30 anos na Chapada dos Veadeiros, na estrada entre Alto Paraíso de Goiás e São Jorge.

A estrutura é bem rústica e simples, e reflete a simplicidade da comida que é servida. O Rancho do Waldomiro é conhecido por servir a famosa Matula, que nada mais é do que arroz, feijão, abóbora, paçoca de carne (farofa com carne de sol e mix de outras carnes) e uma carne de lata (carne de boi frita, conservada com banha de porco). E o melhor, eles tem opção de matula VEGETARIANA, com feijão, folhas, legumes, verduras e farinha de mandioca transformado em tutu. Você pode escolher comer um prato feito ao preço de R$ 30,00 ou a vontade por R$ 40,00. Na última opção, as guarnições são trazidas em cumbuquinhas que são repostas à pedido do cliente.

A Matula tem um tempero caseiro e sabor incomparável. Ela é considerada como a “feijoada do Cerrado” e a comparação é muito válida pois, assim como a feijoada, o prato é delicioso mas muito pesado. Por isso, nossa recomendação é que você visite o Rancho do Waldomiro após a conclusão da alguma trilha, e em um dia em que não será feito nada que exija muito esforço depois.

Quando fomos no Rancho do Waldomiro o local estava bem cheio, mas mesmo assim o atendimento foi ótimo, conseguimos ser acomodados em uma mesa e servidos com muita rapidez. E além do almoço maravilhoso, eles tem degustação de cachaças de diversos sabores. As cachaças podem ser degustadas e também estão a venda no local.

Endereço: GO-239, 18, Alto Paraíso de Goiás – GO, 73770-000

Telefone: (62) 99802-4419

Horário de Atendimento: Das 11h00 às 17h00.

Restaurante Cravo e Canela – Alto Paraíso de Goiás

Esse é um restaurante vegetariano e vegano também muito gostoso em Alto Paraíso. Além de atender aos vegetarianos e veganos, ele é ótimo para pessoas com restrições alimentares como intolerância a glúten e lactose.

São diversas opções de sanduíches, saladas, pizzas, doces, sucos e etc, e hambúrgueres de grão de bico, milho com castanha baru, soja com berinjela, legumes, acarajé ou abóbora com lentilha defumada. Todos os hambúrgueres são gluten free. A exclusividade da casa é a “mandiopiry”, maionese vegana caseira à base de mandioca.

Os sanduíches que provamos eram bem gostosos e recheados, no entanto, o tempo de espera do restaurante deixou a desejar. Ficamos quase uma hora e meia esperando pelos sanduíches. A casa estava cheia, mas não a ponto de demorar tanto a produção.

Como fomos em 2017, acreditamos que essa situação já esteja melhor hoje, já que não encontramos nenhuma reclamação nesse sentido nas avaliações recentes de sites de viagem. De qualquer forma, para quem estiver disposto a esperar por ter um prato vegetariano gostoso, vale a indicação.

Endereço: Av. Ary Valadão Filho, 1363, Alto Paraíso de Goiás – GO, 73770-000

Telefone: (62) 3446-1376

Horário de Funcionamento: Segunda, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo, das 12h às 21h.

Nosso pedido foi o sanducaxi! Hambúrguer com abacaxi grelhado, brotos, tomate seco, alface, rúcula, azeitona, ameixa e batata palha.

Vendinha 1961 – Alto Paraíso de Goiás

A Vendinha 1961 tem esse nome em homenagem às tradicionais vendinhas dos moradores de Alto Paraíso de Goiás e São Jorge. O ano, é referência ao ano de criação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: 1961. Mas o restaurante vai muito além das homenagens. Seu ambiente agradável, bem decorado e suas diversas opções gastronômicas fazem da Vendinha um dos restaurantes mais badalados de Alto Paraíso.

De dia, eles oferecem um buffet variado com valor de R$ 42,90 de segunda a sexta-feira, e R$ 54,90 aos sábados, domingos e feriados. De noite, o restaurante vira um barzinho, com música ao vivo, ótimos drinks e muita agitação.

Nós fomos de noite e escolhemos comer os famosos pastéis, que realmente fazem jus a sua fama. Escolhemos a opção de camarão e de palmito com pequi, ambos deliciosos, bem recheados e super sequinhos. Uma delícia! Além dos pastéis, a Vendinha 1961 oferece outros lanches, pratos a la carte, porções, sopas e caldos. Para beber, eles dispõe de uma infinidade de drinks e caipirinhas, além das cervejas tradicionais e artesanais e vinhos.

Nós demos sorte e gostamos de praticamente todos os restaurantes que visitamos na Chapada, mas a Vendinha com certeza tem um lugar especial no nosso coração.

Endereço: Av. Ary Valadão Filho, 787, Alto Paraíso de Goiás – GO, 73770-000

Telefone: (62) 3446-1174

Horário de Funcionamento: Todos os dias (exceto na terça-feira) das 13h às 00h.

A qualidade da foto está ruim, mas mostra um pouco do ambiente do Vendinha 1961.
Primeira página do cardápio, contando a história da Vendinha.

Santo Cerrado Risoteria – Vila de São Jorge

O Santo Cerrado é um dos restaurantes mais legais de São Jorge! Como consequência disso, ele lota, então recomendamos que você chegue cedo se não quiser aguardar. Nós fomos perto das 20h30 e a casa já estava cheia, no entanto, esperamos mais ou menos uns 30 minutos até conseguir uma mesa e, nesse tempo de espera eles nos acomodaram no bar e já fomos aquecendo. rsrs

A estrutura do local é excelente. É uma casa de dois andares, onde eles oferecem mesas tradicionais no ambiente interno, mesas baixas com almofadas no chão e mesas ao ar livre ao redor da fogueira para aqueles que quiserem curtir o céu estrelado. A decoração é impecável, super agradável, com iluminação baixa e velas nas mesas deixando o clima bem romântico. Combinado a isso, o lugar ainda tem música ao vivo com ritmos como blues e MPB. Muitas pessoas indicam a visitação no horário do pôr do sol, mas nós não conseguimos chegar nesse horário.

O lugar é uma risoteria, com sabores bem variados e diferentes. Nós escolhemos o de pera com gorgonzola, e achamos gostoso. Sinceramente, fomos com uma expectativa muito grande com relação a comida. Ele estava gostoso, mas ainda assim esperávamos mais. Os pratos são para duas pessoas e são servidos em louças pintadas a mão. Os preços são um pouco mais altos que a média da região, mas achamos que o custo-benefício é bom, visto o ambiente e clima super agradável. Se não me engano, pagamos em torno de R$ 80,00 na panelinha de risoto. Eles têm carta de vinhos, mas permitem que você leve o seu de casa pagando taxa de rolha de R$ 30,00.

Endereço: Viela C, Quadra 08, Lote 2, s/n – Vila de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás – GO, 73770-000

Telefone: (61) 99974-1150

Horário de Funcionamento: De quarta a domingo, das 17h à 01h.

Quiri Quiri Hamburgueria

Essa foi nossa última parada na Chapada dos Veadeiros. A Quiri Quiri é uma hamburgueria super rústica, ao ar livre em um terreno bem amplo. O cardápio é simples, onde  você escolhe seu tipo de pão (opção de beterraba, abóbora e semi integral), hambúrguer, e acompanhamento por R$ 25,00. Eles oferecem opção vegetariana, que é feito com grão de bico, lentilha, ervas, aveia e especiaria). Nós comemos o de carne e o vegetariano e gostamos bastante. O tempo de espera foi médio de 30 minutos.