Trancoso: O que você precisa saber antes de ir!

Falar de Trancoso pra gente é uma alegria imensa! Nós temos como filosofia não repetir destinos, pois sabemos que o mundo é muuuito grande e temos muita coisa a conhecer, mas Trancoso foi a exceção à regra. Amamos tanto esse lugar em nossa primeira visita, que resolvemos fazer nossa comemoração de bodas de madeira lá, levando nossa família pra conhecer esse lugar mágico. E quer saber? Voltaríamos mais várias vezes!

Vamos compartilhar com vocês algumas dicas básicas sobre Trancoso, deixando a disposição também nossas outras matérias sobre as Praias de Trancoso e  roteiro completo de Porto Seguro.

Onde fica?

Trancoso é um distrito de Porto Seguro, que fica há quase 80 km de lá. É necessário pegar a balsa que liga Porto Seguro à Arraial d’Ajuda e continuar o trajeto na estrada que levará à Trancoso. Vindo de Porto Seguro, você passará por Arraial d’Ajuda e, depois de 22 km chegará em Trancoso.

O acesso pode ser feito pela estrada de chão (que dá 22 km de Arraial) ou pela estrada asfaltada, que dá 37 km. Apesar da distância ser maior, normalmente chega-se mais rápido à Trancoso indo pelo asfalto. Nós fomos várias vezes pela estrada de chão antes de descobrir o asfalto, e nunca tivemos problemas. Apesar de ser estrada de chão, dá pra ir com carro baixo, mas, em dias chuvosos, o acesso pode ser um pouco complicado.

Recomendamos que, principalmente de noite, você opte pela estrada de asfalto, porque a visibilidade pela outra fica muito comprometido no escuro.

Onde se hospedar?

É possível fazer um bate e volta de Porto Seguro, e várias agências vendem esse passeio partindo de lá, mas nós recomendamos fortemente que você passe pelo menos uma noite em Trancoso, porque uma das coisas que fazem de Trancoso um lugar mágico é o Quadrado visto à noite. O Quadrado é a praça principal de Trancoso, e de noite ganha uma iluminação especial com luzes de velas e lâmpadas decorativas. Fica incrível!

Conhecemos pessoas que visitaram Trancoso e não se encantaram tanto. Pra gente isso foi uma grande surpresa, porque, sério, é impossível não gostar de Trancoso. Mas logo em seguida descobrimos que a pessoa fez só um bate e volta, não conseguindo aproveitar o clima que só Trancoso tem. Um bate e volta é válido? Sim, é melhor que nada. Mas, se tiver oportunidade, tente mesmo ficar pelo menos uma noite lá, porque a percepção vai ser totalmente diferente. Você precisa sentir o lugar!

Para visitar essa região, há três lugares principais a se hospedar: Porto Seguro, Arraial d’ Ajuda e Trancoso. Nós sempre preferimos Trancoso, pelo clima incomparável que a vila tem. Falamos sobre a diferença dos três em: Onde se hospedar: Porto Seguro, Arraial d’ Ajuda, Trancoso ou Caraíva?

Se você escolher Trancoso, recomendamos a Pousada Jequitibá, que fica praticamente ao lado do Quadrado com um preço mais acessível que as pousadas de lá. No próprio Quadrado existem várias pousadas incríveis, mas a grande maioria delas tinha um valor elevado para o nosso bolso. Já a Pousada Jequitibá tinha a localização que desejávamos, e tudo o que procuramos em uma hospedagem.

O café da manhã era excelente, com variedade de pães, frios, tapiocas, sucos e doces, o atendimento foi excepcional e a estrutura dos quartos é muito boa. A pousada não tem piscina, mas no final das contas, quase nem tivemos tempo de piscina as vezes que fomos pra lá.

Quando ir?

Uma das coisas que mais amamos no Nordeste é o clima. Gostamos do friozinho da nossa cidade, mas nada como o calor! Os dias são mas longos, ficamos mais dispostos e tudo parece mais feliz! rsrs Em Trancoso é calor o ano todo, mas ele fica mais acentuado na alta temporada, de Novembro e Abril. Você não precisa se preocupar com a época a ir se a sua dúvida for somente com relação ao clima, mas, se você pensa em economizar, fuja da alta temporada e dos feriados! Em todo o verão, carnaval e feriados prolongados, o preço é muito alto!

Réveillon então, nem se fala. Trancoso há alguns anos virou o “point” das blogueiras e dos famoso, e o preço, que já era alto, subiu exorbitantemente nessa data. Além do preço, é necessário reservar com muita antecedência, pois a demanda é altíssima. 

Onde comer?

Nossas indicações de restaurantes em Trancoso estão em: Onde comer em Trancoso?

Dicas gerais:

  • Para melhor aproveitar Trancoso, nós recomendamos muito o aluguel de um carro, visto que algumas praias ficam afastadas da vila. Caso não seja possível, tudo bem, há várias agências com passeios a essas praias mais distantes como Espelho, Caraíva e Corumbau.
  • Trancoso é um lugar com alimentação um pouco cara. Comer no Quadrado, principalmente. Mas, há opções de alimentação mais em conta, principalmente se você não se importar de fazer mais lanches do que refeições, e se procurar lugares fora do centrinho. Ainda no Quadrado, tem opções mais em conta (poucas, mas tem), mas em lugares mais afastados o valor fica menor.
  • Quer fazer um ensaio de fotos em Trancoso? Fale com a Ellem Cardoso. Fotos ótimas e preço justo. Fizemos nosso ensaio com ela e não tivemos problema nenhum, tanto da hora da contratação, quanto na entrega das fotos, que aconteceu super rápido.
  • Não deixe de visitar Arraial D’Ajuda de noite. Lá também tem um clima único, e tem várias lojas e barzinhos pra quem deseja uma noite mais agitada.
  • Se você estiver de carro e for até Caraíva, alugue um buggy na ilha que te leve até Corumbau. Vale a pena DEMAIS!
  • Não deixe de visitar Trancoso pelo que você talvez já tenha ouvido falar da Bahia. Em Trancoso nós tivemos uma visão bem diferente da Bahia que conhecemos em Salvador e Porto Seguro. Todas tem seu encanto (amamos todas), mas Trancoso vai além! É realmente incrível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos no Facebook

Subtitle